Translate

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Luciana Saudade
Carlos Heitor Cony
Editora Nova Fronteira

 
Luciana tem dezesseis anos. É uma garota inteligente, amável e adora cantar. Ela, incentivada por sua amiga Márcia, se inscreve para um concurso de música em sua escola. Quem vencer participará do Festival Intercolegial de Música Jovem e o vencedor cantará no Maracanãzinho. Ela escolhe cantar "Felicidade", de Lupicínio Rodrigues. Tudo parece bem, até que uma menina, sua rival, faz com que Luciana seja um fracasso. Triste, mas sendo sempre apoiada por seus amigos Márcia e Raul, Luciana segue em frente com seu dia a dia até que conhece um senhor chamado Inácio. Ele é um velhinho ela passou a encontrar e  quase sempre estava com sua neta, Maria, no parque. Aos poucos, Luciana foi tomando conhecimento da vida dos dois: Seu Inácio cuidava da neta, que tinha um problema sério de pulmão, e também compunha. uma das músicas que mais agradaram Luciana foi "Saudade". Então Luciana tomou uma decisão: ajudaria os dois. Conseguiu com seu amigo Raul a internação de Maria. Mas precisava de mais! Tiveram a ideia de Luciana cantar no Festival. Ela poderia se inscrever por fora. No entanto, seus pais não consentiriam. Falsificação de assinaturas, muita luta para ajudar.
E Luciana cantou "Saudade"!

 Esse livro marcou minha adolescência. Com ele aprendi que ajudar é o que importa e que podemos fazer pelo próximo mais do podemos supor. Um livro lindo e inocente, cheio de esperança. E é disso que precisamos: esperança.

 Sempre imaginei que se esse livro se transformasse em filme, a música do velho Inácio seria esta: Saudade, com Jane Duboc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário