Translate

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Resenha: D. Pedro I Vampiro

D. Pedro I Vampiro
Nazareth Fonseca
Editora Planeta


 Comprei este livro na Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro em 2015. Infelizmente não pude estar lá no dia em que Nazarethe Fonseca estava, adoraria conversar pessoalmente com essa incrível autora. Como eu sou uma pessoa muito metódica, tenho uma lista de livros para ler. O livro de Nazarethe não estava na vez, mas eu resolvi lê-lo, já que estou priorizando livros de autores brasileiros e fiquei muito feliz por tê-lo feito. D. Pedro I Vampiro retrata fatos históricos da vida do Imperador do Brasil que eu realmente desconhecia! Conversei com a autora e ela me falou que tudo foi minuciosamente pesquisado, cartas, atos políticos, enfim, tudo o que ela retratou no livro em se tratando de História é real. Quanto à fantasia, Nazarethe me disse que ela usou casos que aconteceram ao Imperador e sua família, inexplicáveis (como por exemplo um acidente ocorrido com sua carruagem na Rua Lavradio, no Rio), para cimentar sua vida "sobrenatural". Achei isso simplesmente fantástico e muito bem elaborado.
 Em D. Pedro I Vampiro são apresentados ao leitor dois momentos no tempo, o atual e o histórico, acontecido à época da independência do Brasil. Pedro é um vampiro que procura estar sozinho, longe dos olhares das pessoas, fugindo de seres como Lucille, uma antiga amante, súcubo, e Durval, um vampiro extremamente violento. Ambos são seres que conviviam com Pedro desde antes dele se tornar imperador.
Nazarethe Fonseca
 Em sua jornada solitária em que ele prefere se manter incógnito. há o encontro com Eva, jornalista e fotógrafa freelancer, que andava tendo visões. A ela fora dada uma caixa, com um conteúdo misterioso, que pode destruir os perseguidores de Pedro. Aos poucos, Eva se descobre um ser sobrenatural, forte e precioso: ela também é um súcubo. Fuga, aventura, paixão, tudo acontece entre esses dois seres sofridos e enigmáticos até um desfecho surpreendente. 
 Durante a narrativa das fugas de Pedro e Eva há sempre uma parada para que aos poucos entendamos como Pedro chegou a se tornar um imortal. Fatos históricos, os dramas de sua vida, sua loucuras e acertos, como começou a corrupção no Brasil, cartas e relacionamentos com Domitla de Castro, tudo é narrado com uma minuciosidade surpreendente sem tornar o livro maçante ou cansativo. É um livro muito bem escrito, que agradará a todos, estou bem certa. Recomendo!


Conheça a autora:

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário