Translate

terça-feira, 31 de maio de 2016

Sinopse
Pega lá uma Chave de Fenda 
e outras divagações sobre o amor
Ruth Manus
Benvirá 

 Quando o texto "A Incrível Geração de Mulheres que foi criada para ser tudo o que um Homem não quer" invadiu nossa timeline, poucos sabiam quem era Ruth Manus, mas muitos sabiam que queriam ser Ruth Manus - na verdade, escrever como ela.
 
 Com seus textos semanais no blog "Retratos e Relatos do Cotidiano", do Estadão, Ruth se tornou a voz de uma geração que tem muito a dizer, mas que nem sempre encontra palavras. Como muitos de nós, ela dá uma enorme importância à amizade; tem ciúme dos amigos - quem nunca disse "vai lá com seu novo amigo"? - e nunca se entende com a sua silhueta. Na Copa do Mundo, Ruth falou para a Seleção aquilo que estava entalado na nossa garganta, preso no nosso coração.
  Nessa reunião de textos inéditos, Ruth faz uma ode ao amor: ao amor romântico; ao amor carnal; ao amor-próprio; ao amor dos pais - representado aqui pela crônica"Pega Lá uma Chave de Fenda", que dá o nome ao livro. Mas não espere encontrar clichés. Ruth vê o amor em lugares que muitos de nós não perceberiam: carrinhos de supermercado e canjas de galinha.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

O Que Aprendi com o Amor
Francélia Pereira

“Nesse pequeno livro, que mistura verso e prosa,tento registrar um pouco de tudo que pude viver na companhia desse sentimento tão incompreendido por nós, o Amor.”


Francélia Pereira, autora de Habitantes do Cosmos – Artemísia, me deu a grata satisfação de ler esse lindo livro de poesias. Estou fascinada com a delicadeza de seus escritos, com o cuidado com que essa obra foi feita. Dá para sentir o amor em nossas mãos, literalmente. Fiquei muito impressionada por ainda encontrar pessoas que rimam e fazem da rima ainda, novamente, uma arte, de uma beleza inocente e ao mesmo tempo avassaladora, sem hipocrisia, sem palavras abjetas ditas apenas para atrair os menos “atingíveis” ao deleite que é a boa poesia, a prosa que encanta. Francélia, com esse livro cheio de carinho, conseguiu purificar minha alma,alma esta que, há algum tempo, sentia falta de um “ar libertador”. Mas, infelizmente, pelo menos eu, não tenho encontrado tanto a poesia querida de meus tempos de adolescente, nem nos livros nem nas músicas. Por isso, é gratificante encontrar autoras como Francélia Pereira, que não se importam e não se envergonham de falar de amor.
Onde o Amor se Esconde
Autor: Veridiana Maenaka
Verus Editora
Disponível em ebook

Na São Paulo do início do século XX, a jovem Glória sonha com o amor, ao contrário de sua amiga Marisa, cujo desejo é viver tão livremente quanto os homens.

Glória, de família tradicional, se casa com o homem escolhido por seu pai. Rico e ambicioso, porém emocionalmente distante, esse homem vê na esposa apenas uma prova de sua ascensão social. Incapaz de dar um herdeiro ao marido, Glória vive uma rotina de violência crescente, enquanto Marisa se casa com o pretendente que escolheu, um notório libertino.

A infelicidade de Glória a torna suscetível à sedução de outro homem, e eles têm um encontro avassalador, marcado pela descoberta sexual da jovem. Envolvida em uma trama de luxúria, Glória pode conhecer um prazer jamais imaginado, mas será essa a sua chance de viver um grande amor?